1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Intel anuncia que Light Peak está pronto Lightpeak-2f8a
A Intel anunciou na CES que o Light Peak, uma tecnologia de comunicação entre o computador e outros periféricos, está pronto para ser implementado.

A primeira versão da tecnologia Light Peak da Intel, originalmente pensada para usar fibra ótica, vai utilizar, afinal, fios de cobre, de acordo com a ComputerWorld.

A Intel justifica a mudança de planos com o facto de os testes feitos em cobre terem apresentado resultados muito melhores que o inicialmente esperado. Por outro lado, a tecnologia ótica é mais cara que a baseada em cobre.

A Intel hava referido que a velocidade de comunicação do LightPeak seria cerca de 10 Gbps, superior aos 4,8 Gbps permitidos pela tecnologia USB 3.0. A introdução dos fios de cobre em vez da fibra ótica deverá diminuir este valor, já que o cobre não permite velocidades de comunicação tão altas quanto a fibra.

A Intel não referiu a data da chegada de equipamentos com tecnologia Light Peak ao mercado.
Fonte: Exame Informática

avatar

Mensagem Seg 10 Jan 2011 - 19:57 por JCSALVADO

Porque será que me parece que o Light Peack está a perder terreno em relação ao USB 3.0 ?

Mais uns meses para definir a data do lançamento e depois mais um Ano (ou mais) para os fabricantes os colocarem no mercado.

Nessa altura o mais provável é todos os computadores novos já terem USB 3.0 (neste momento parece-me que todos os novos modelos de portáteis mesmo da gama baixa já trazem pelo menos 2 portas USB 3.0)

Atendendo que muitos dispositivos (rato, teclado, impressoras ...) nem sequer tiram partido do USB 3.0 será que o Light Peack (que possivelmente será mais caro) ficará mesmo para um nicho de mercado ???



DJPRMF

Mensagem Seg 10 Jan 2011 - 21:19 por DJPRMF (Conectado)

Penso que esta tecnologia já deveria ter saído a mais tempo, pelo menos se pretende ser bem aceite...
mas nunca se sabe, tudo depende dos fabricantes... Smile





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech