1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Equipa de investigação desenvolve processador com mil núcleos Wafer
Uma equipa de investigação da Universidade de Glasgow afirma ter desenvolvido, com a ajuda de cientistas da Univesidade de Massachusetts, um processador com mil núcleos capaz de desempenhar vinte vezes mais rápido as mesmas tarefas que os computadores topo de gama actuais executam.

Para construir o CPU os investigadores recorreram ao circuito integrado Field-Programmable Gate Array (FPGA). Segundo o líder da equipa de investigação, Wim Vanderbauwhede, este método permitiu fazer a divisão dos vários milhões de transístores embutidos no chip em mil pequenos circuitos, funcionando cada um destes mil núcleos com o seu próprio conjunto de instruções.
A equipa de investigação usou o chip para processar um algoritmo baseado no formato MPEG usado nos vídeos do YouTube e o resultado foi bastante animador - o chip processou a tarefa a 5 GB por segundo, ou seja, vinte vezes mais rapidamente que o PC mais rápido da actualidade. Isto deve-se em grande parte ao facto de cada core ter a sua própria memória dedicada, ao passo que os processadores multicore actuais partilham a mesma memória, abrandando o processo geral de computação.

O projecto será demostrado no the International Symposium on Applied Reconfigurable Computing, que vai decorrer entre 23 e 25 Março em Belfast.
Fonte: PCGuia

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech