1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cuidado com pedidos de ajuda a vítimas do sismo Sismo_10
Os cibercriminosos estão a aproveitar-se do sismo e do tsunami ocorridos na sexta-feira no Japão. Apresentam-se como instituições de caridade e organizações governamentais e fazem pedidos de donativos. O alerta partiu de uma empresa de software de segurança para a Internet, de acordo com a agência Lusa.

A Symantec, que comercializa nomeadamente o antivírus Norton, alerta no seu site para e-mails que circulam com a referência «urgente» e pedidos de ajuda ou de donativos.

«Seja prudente para descobrir se a intenção é genuína por parte dos remetentes dos e-mails antes de doar ou responder», avisa a empresa.

Nas primeiras horas após o terramoto e o maremoto, esta empresa registou mais de 50 domínios (designações de páginas na Internet) com as referências «Japão tsunami» ou «Japão terramoto».

«Esses domínios estão reservados, disponíveis para venda ou com ligações para sites de terramotos e podem ser usados para spam [lixo electrónico]», informa o aviso.

Em termos de mensagens de e-mails, foi detectada uma versão da chamada «fraude 419», na qual alguém se apresenta como próximo das vítimas da catástrofe e se propõe a angariar dinheiro.

O sismo e o consequente tsunami de sexta-feira provocaram pelo menos 3.700 mortos e milhares de desaparecidos.
Fonte: TVI24

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech