1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

30% dos jovens admitem mandar SMS enquanto conduzem 72fc9b10
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que os condutores mais jovens utilizam mais o telemóvel enquanto estão a conduzir. De acordo com o estudo divulgado pela revista «Consumer Reports», 30 por cento dos inquiridos admitem ter mandado recentemente um SMS enquanto conduzia.

Os dados surgem poucos dias depois de o Secretário dos Transportes, Ray LaHood, ter falado em «epidemia mortal», quando se referiu aos condutores distraídos ao volante. A revista que publicou o estudo está a trabalhar com o Departamento de Transportes em campanhas de sensibilização para os perigos do uso de telemóvel enquanto se está ao volante.

Outros dados da mesma pesquisa adiantam que 63 por cento dos 1026 inquiridos com menos de 30 anos relataram o uso de telemóvel enquanto conduzia, nos últimos 30 dias. Os motoristas mais velhos têm menos tendência para usar telemóvel ao volante. Apenas nove por cento dos condutores acima de 30 anos admitiram que haviam recentemente enviado um SMS enquanto estava ao volante.

Em Portugal, não há pesquisas específicas sobre o uso de telemóvel enquanto se conduz. «Todos os estudos que conheço sobre o uso de telemóvel ao volante são estrangeiros», admitiu ao tvi24.pt José Miguel Trigoso, secretário-geral da Prevenção Rodoviária Portuguesa.

Os últimos dados conhecidos sobre o assunto remetem para o Sartre 3, um estudo ao nível europeu, no qual participam 24 países, entre os quais Portugal e que data de 2004. Nesse estudo, 48 por cento dos condutores inquiridos admitiram ter atendido pelo menos uma chamada telefónica enquanto estava ao volante. Portugal fica, ainda assim, em 10º lugar e longe dos 64 por cento dos condutores estónios que admitem atender chamadas enquanto conduzem.
Fonte: TVI24

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech