1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


Segundo o especialista em segurança Mohamed Hassan, a Samsung estaria a instalar software para monitorizar as informações dos utilizadores, sem o consentimento dos mesmos.

Este especialista descobriu, em dois portáteis diferentes da marca Samsung, um programa keylogger, ou seja, um software que permite guardar todas as teclas que forem pressionadas no teclado.


Depois de descobrir este programa, o especialista ligou para o apoio a clientes da Samsung, denunciando a situação e pedindo explicações. Primeiramente o apoio a clientes negou a situação, mas quando confrontados com a marca e modelo dos portáteis em causa, bem como com a localização do programa, a resposta mudou, dizendo que o utilizador deveria falar com a Microsoft, pois a Samsung apenas se encarregava de trabalhar com o hardware. Depois de confrontados, a Samsung acabou por confirmar que colocava o programa nas máquinas para monitorizar os seus usos.


Resumidamente, se esta história for realmente verdadeira, a Samsung poderá estar a retirar informação dos utilizadores sem o consentimento destes.


No entanto estes casos não são únicos. Há alguns anos a Sony Music decidiu instalar um rootkit nos CD´s da sua autoria, para que, quando executados num computador, fossem automaticamente instalado, sem o consentimento do utilizador, de forma a prevenir a cópia. No entanto este rootkit iria causar mais problemas de segurança e estabilidade das máquinas, tendo sido abertos diversos processos contra a empresa na altura.


A PC Pro já desmentiu esta acusação, dizendo que a praga que o utilizador tinah detectado seria um falso positivo do antivírus “VIPRE”, sendo apenas uma pasta da Microsoft live.

E segundo as explicações dadas pela Samsung Portugal, este tipo de software não é distribuído, de maneira alguma, em nenhum portátil da marca.


Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech