1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


Segundo o estudo recente da “Tangivel”, a versão online dos censos poderá ter tido cerca de 90 falhas, entre as quais se pode colocar respostas erradas nas perguntas colocadas aos cidadãos.

 

Esta notícia surge depois de ter sido anunciado que mais de metade da população terá enviado os seus dados via Internet. Segundo Filipe Plácido, designer de Usabilidade da Tangível, "Houve casos em que os utilizadores esperavam perguntas mais inteligentes. E houve nuances que levaram as pessoas a pensar que já tinham respondido à mesma questão três vezes".


Apesar da empresa tangível, sediada em Coimbra, ter dado uma nota positiva aos Censos online, refere no entanto que existiram diversos erros nos formulários. 

Entre as falhas detectadas pelo estudo destacam-se as mensagens de erro demasiado técnicas, perguntas que não eram claras quanto às divisões das habitações que deveriam ser referidas, o campo relativo às habilitações não dispunha de caracteres suficientes para indicar alguns cursos, o sistema calculava mal a idade real, em vários casos não era claro se o utilizador estava a responder por ele próprio ou por alguma das pessoas que tem a seu cargo, nas perguntas que pressuponham um salto alguns utilizadores ficavam à espera sem saber o que fazer devido a uma animação que entretanto surgia no ecrã, entre outros.

A juntar a isto, poderia ainda indicar-se a lentidão com que os formulários eram enviados, e na lentidão dos servidores...


Segundo a empresa, estes erros poderiam ter sido evitados se os formulários fossem devidamente testados antes de serem colocados online.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech